quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Japão no Brasil

Para quem quer ir para o Japão e não tem dinheiro suficiente para isso, temos uma solução para nos aproximarmos na cultura aqui mesmo no Brasil.

O Bairro da Liberdade em SP é uma demonstração da cultura japonesa no Brasil. Em 1912 a Rua Conde de Sarzedas era habitada por imigrantes japoneses, por ser um lugar próximo ao
  grande centro, por ter aluguéis de quartos totalmente baratos e por passar para aquele povo uma esperança de paz. Os quartos eram habitados por grupos que se conhecia por lá mesmo ou por famílias. Com o tempo o comércio começou a parecer naquela ladeira íngreme, onde havia um riacho e uma área de mangue. Os donos de hospedarias, lojas de tofu (queijo de soja), lojas que vendiam manju (doce japonês), que mais tarde levou o nome popular de “Rua dos japoneses”.

Em 1915 uma escola foi fundada para a educação dos filhos desses japoneses que possuía 300 alunos e se chamava Taisho Shogakko.Em 1932 o número de japoneses que moravam na Rua Conde de Sarzeadas passava de 600 moradores, que vinha do Japão após o fim do contrato com lavouras tentar contruir uma nova vida no Brasil. Com o aumento acelerado de japoneses, eles começaram a povoar outra rua conhecida como Ruas Irmã Simpliciana, Tabatinguera, Conde do Pinhal, Conselheiro Furtado, Tomás de Lima (Hoje conhecida como Mituto Mizumoto).

Com o tempo a população foi ganhando espaço e trazendo a cultura japonesa para o nosso país. Nas décadas de 80 e 90 criaram um calendário para festas típicas dos japoneses com as seguintes datas: Abril – Hanamatsuri (festival das flores), Junho – Campenato de Sumô, Julho – Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), Dezembro – Toyo Matsuri (Festival Oriental) e Dezembro – Moti Tsuki (Festival de Final do Ano). O bairro Hoje conhecido por bairro da liberdade passou por várias vitórias e algumas derrotas, mas o importante é ele continua vivo até hoje.


Fonte: http://www.alamedavirtual.com.br/bairro-da-liberdade-sp-cultura-japonesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário